Etnocenologia e comportamentos espetaculares: desejo, necessidade e vontade

  • Alexandra Gouvêa Dumas

Resumo

O termo espetacular e seus derivados são palavras e conceitos recorrentes nos textos e reflexões acerca da Etnocenologia. Entendendo que o caráter espetacular é inerente às expressões humanas, a disciplina se propõe a elaborar instrumentos e conceitos
que alicercem os estudos que se debruçam sobre fenômenos de tal natureza. Conceituada
como sendo o “estudo dos comportamentos humanos espetacularmente organizados” tal
assertiva destaca, no amplo universo das expressões humanas, aquelas que se diferenciam
pelo caráter de ser “espetacular”. Esta adjetivação aponta uma delimitação ou direcionamento nos fenômenos que podem ser investigados pelo olhar etnocenológico. Este
texto se propõe a ver o espetacular como conceito e como e sua expressão no seio da
Etnocenologia.

Referências

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1988.

BARTHES, Roland. Encore le corps. In : Revue Critique, XXXVIII, nº 423-424. Paris, sept 1982.

BIÃO, Armindo. Um trajeto, muitos projetos. In : Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador: P& A, 2007, pp. 21-42.

MANDRESSI, Rafael. La mirada del anatomista, la etnoescenología y la construcción de objetos muertos. In : BIÃO, Armindo e GREINER, Christine. In: Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.

PIERRON, Agnès. Dictionnaire de la Langue du Théâtre- Paris: Le Robert , 2002.

PRADIER, Jean- Marie. Etnocenologia. In : BIÃO, Armindo e GREINER, Christine. In: Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.

PRADIER, Jean-Marie. Ethnoscénologie, manifeste. In : Théâtre-Public 123, maio-junho, 1995, pp. 46- 48.

REY, Alain (org). Le Robert- Dictionnaire Historique de la Langue Française. Paris : Le Robert, 1998.

VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de Teatro. Porto Alegre, 2009.

Seção
Etnocenologia