Qual drama?

  • Edelcio Mostaço

Resumo

As considerações recentes relativas ao pós-dramático vêm recolocar a necessidade
de uma rediscussão do conceito de drama, bem como dos gêneros artísticos aos quais ela está associada. Tais considerações, que pareciam ultrapassadas após os anos de 1970,
ganharam uma inesperada sobrevida, uma vez que o pós-dramático carrega em si a
problematização de um sem número de componentes tradicionalmente vinculados ao gênero dramático. Existem distintas noções de drama - na Inglaterra, na Alemanha e na França -, de modo que, antes de tudo, torna-se necessário precisar qual o sentido de emprego dessa noção quando aplicadas ao presente. Como o Brasil adotou a noção francesa, as discussões sobre o pós-dramático de matriz alemã encontram entre nós algumas dificuldades e obstáculos que merecem ser precisados.

Referências

ASSIS, Machado, apud FARIA, João Roberto. Do teatro, textos críticos e escritos diversos. São Paulo. Perspectiva: 2008.

AZEVEDO, Arthur, apud FARIA, João Roberto. Idéias teatrais – o século XIX no Brasil. São Paulo. Perspectiva: 2001.

ÉTUDES THÉÂTRALES, La réinvention du drame, sur la direction de Jean-Pierre Sarrazac et Catherine Naugrette. Centre de études théâtrales, Louvain–la-Neuve, n. 38-39, 2007.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo. CosacNaif: 2007.

Seção
Teatro Brasileiro