A trajetória conceitual do teatro sul-mato-grossense: considerações sobre suas origens, apontamentos para novas narrativas históricas

  • Fabricio Goulart Moser

Resumo

Nas cidades do sul do antigo estado de Mato Grosso nasceram artistas importantes para os palcos brasileiros do século XX, como Rubens Corrêa e Glauce Rocha. No entanto, a produção teatral desta região, que veio a formar o estado de Mato Grosso do Sul, não acompanhou no mesmo período a projeção de seus artistas natos. Na verdade, o teatro aparece como prática social nestas cidades antes do nascimento destes artistas, e, desde então, segue presente até os dias de hoje. Já o reconhecimento obtido por eles refere-se a uma produção ligada aos palcos da cidade do Rio de Janeiro, de onde poucas vezes regressaram à sua região de origem. Apresentar as relações existentes entre estes artistas e o seu espaço de origem evidenciam um fato que estranhamente parece ocorrer em MS: porque seriam estes os artistas que se tornaram os representantes do teatro regional? Mas se sabe-se que não foram estes os responsáveis pela permanência e continuidade da produção teatral da região, portanto, quais seriam os legítimos heróis desta aventura? Com o objetivo de descobrir estes heróis autênticos partimos em busca de informações a respeito do assunto, queremos encontrar artistas, grupos e instituições, ações, movimentos e tendências que fortaleceram a atividade teatral produzida nas cidades sul-mato-grossenses. Nosso referencial de pesquisa são as cidades para vermos, na região, o desenho de um movimento teatral único, construído em dois momentos fundamentais: o primeiro, teria iniciado e se desenvolvido nas cidades ao sul do antigo estado de MT, e o segundo, teria continuado através destas cidades, após 1979, no estado de MS. Neste ensaio, nosso foco de pesquisa será o primeiro momento, originário.

Referências

BRANDÃO, Tania. Artes Cênicas: por uma metologia de pesquisa histórica. In: Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. CARREIRA, André e outros. Rio de Janeiro: ABRACE/ 7 Letras, 2006.

CALHEIROS, Américo. Um fascínio de trezentos anos. Excerto do Boletim Informativo, Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Artes Cênicas, n. 7, p. 62-63, inverno 1984.

ROSA, Maria da Glória Sá. Teatro. In; ROSA, Maria da Glória e outros. Memória da arte em Mato Grosso do Sul – histórias de vida. MS: Campo Grande. Editora da UFMS, 1992.

Seção
Teatro Brasileiro