Honestas, desquitadas ou prostitutas: gênero e sexualidade no teatro brasileiro

  • Ferdinando Martins

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa Corpo, comunicação e censura:
um estudo a partir do Arquivo Miroel Silveira, realizada com financiamento da Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, que teve como objetivo entender
como temas relacionados ao gênero e à sexualidade foram compreendidos pela censura
teatral em São Paulo, de 1930 a 1970. Analisa as decisões da censura em relação à
sexualidade feminina, tanto em relação às personagens das peças submetidas à censura
quanto às atrizes as interpretavam. Trata das mudanças nos padrões morais durante o
século XX face à emergência do corpo e da sexualidade como elemento significativo nos
palcos brasileiros, apesar das proibições e intervenções da censura. Apresenta o contraste
entre a censura das peças escritas e o corpo visto em cena, quando gestos, luzes e
movimentos são acrescentados às palavras. Foi possível identificar como mudanças na
moralidade foram vistas de diferentes maneiras, revelando que a censura não é um
instrumento racional de controle e sim, ao contrário, a expressão de valores pessoais,
refletidas nos relatórios dos censores teatrais as construções sociais relacionadas ao corpo
e à moralidade.

Referências

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LEHMANN, Hans-Thies.Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

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Seção
Teatro Brasileiro