A imagem no teatro: considerações interdisciplinares do olhar e do sentir

  • Ângela Francisca Almeida de Oliveira

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre a imagem no teatro, suas especificidades e
paradoxais implicações no contexto de espetáculos de linguagem híbrida de encenação.
Através da ampla conceituação de imagem, abordaremos, sob a perspectiva da recepção,
a concretização imagética no teatro em relação aos demais campos da arte. Traçaremos
paralelos com o auxílio de teorias da percepção e do efeito estético, textos críticos e
filosóficos, envolvendo, também, estudos teóricos representativos nas áreas do cinema e
da literatura.

Referências

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. Org. Jacó Guinsburg, Silvia Fernandes e Antônio Macedo Neto. São Paulo: Perspectiva, 2004.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 1998.

GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michael. O pensamento exterior. In: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PICON-VALLIN, Béatrice. Os novos desafios da imagem e do som para o ator. Em direção a um"super-ator"?. In: Folhetim, nº 21, p. 07-23. Rio de Janeiro: Teatro do pequeno gesto, 2005.

________. A arte do teatro: entre tradição e vanguarda / Meyerhold e a cena contemporânea. Org. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Teatro do pequeno gesto, 2006.

XAVIER, Ismail. Um cinema que “educa” é um cinema que faz pensar. Entrevista. Educação & Realidade, FACED/UFRGS, V. 33, n. 1, 2008, p. 13-20.

________. (Org.). A Experiência do Cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, Embrafilmes, 2003.

________. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção