A Elaboração do Simbólico: Imanência e Transcendência no Processo de Recepção Teatral
Resumo
A investigação dos vínculos e conexões que fazem os espectadores durante oprocesso de recepção teatral, a partir das noções de imanência e transcendência da obra de
arte, segundo Gérard Genette. A pesquisa baseia-se na aproximação entre a teoria do efeito estético e o levantamento empírico do relato de um grupo heterogêneo de espectadores de Porto Alegre, composto de artistas e não-artistas, ao considerar o que é relevante para os sujeitos entrevistados, a maneira como cada espectador reelabora simbolicamente o que foi vivido e como a experiência estética é evocada, conforme o que foi memorizado. Tal estudo visa examinar em que medida a teatralidade consiste na realização simbólica dos seus desejos reprimidos, por meio da sensibilidade e da imaginação criadora do espectador.
Referências
GENETTE, Gérard. A obra de arte: imanência e transcendência. São Paulo: Littera Mundi, 2001.
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