A Elaboração do Simbólico: Imanência e Transcendência no Processo de Recepção Teatral

  • Clóvis Dias Massa

Resumo

A investigação dos vínculos e conexões que fazem os espectadores durante o
processo de recepção teatral, a partir das noções de imanência e transcendência da obra de
arte, segundo Gérard Genette. A pesquisa baseia-se na aproximação entre a teoria do efeito estético e o levantamento empírico do relato de um grupo heterogêneo de espectadores de Porto Alegre, composto de artistas e não-artistas, ao considerar o que é relevante para os sujeitos entrevistados, a maneira como cada espectador reelabora simbolicamente o que foi vivido e como a experiência estética é evocada, conforme o que foi memorizado. Tal estudo visa examinar em que medida a teatralidade consiste na realização simbólica dos seus desejos reprimidos, por meio da sensibilidade e da imaginação criadora do espectador.

Referências

GENETTE, Gérard. A obra de arte: imanência e transcendência. São Paulo: Littera Mundi, 2001.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1992.

LACAN, Jacques. A tópica do imaginário. In: LACAN, Jacques. O seminário. Livro I: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

LACAN, Jacques. O Simbólico, o Imaginário e o Real. In: LACAN, Jacques. Nomes-do-Pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

ROSA, Maria Vírgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzales Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. Editora Autêntica: Belo Horizonte, 2008.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção