O teatro amador como espaço de formação teatral: um estudo de caso na Serra Gaúcha

  • Taís Ferreira

Resumo

O caminho percorrido do teatro amador ao teatro profissional, na maioria das
vezes, é imbuído de uma importante dimensão pedagógica, já que, percebendo a educação
a partir de um ponto de vista das pedagogias culturais, aprende-se teatro através das
vivências teatrais às quais cada sujeito é submetido em sua história de vida, entre tantas
outras instâncias culturais que nos ensinam modos de ser e estar no mundo. O teatro
amador pode, portanto, ser encarado como um privilegiado espaço formativo na linguagem
teatral. Destarte, a proposta deste estudo é investigar, a partir de estudo de caso com
sujeitos da região serrana do Rio Grande do Sul, como acontecem, contemporaneamente,
processos formativos de profissionais do teatro a partir ou atravessados por experiências do
teatro amador.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa. vol.26 no.129, São Paulo, Set./Dez. 2006. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742006000300007&script=sci_arttext >. Acesso em 02/11/2010.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte – gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia das letras, 2002.

______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2007.

______. A Distinção – crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, Porto Alegre: Zouk, 2007.

KUHNER, Maria Helena. Teatro Amador – radiografia de uma realidade. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.

MERVANT-ROUX, M.M. Le théâtre amateur e amateur. In.: CORVIN, Michel. Dictionnaire encyclopédique du theater à travers le monde. Paris: Editions Bordas, 2008.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

VARGAS Maria Thereza. Teatro amador. In.: GUINSBURG et AL (coord.). Dicionário do Teatro Brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2006.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção