Sob o Signo de Janus: Dramaturgia, objeto e corpo Estrutura dramatúrgica e Teatralidade no Bumba-meu-boi do Maranhão

  • Felisberto Sabino da Costa

Resumo

Sob o Signo de Janus tece um diálogo em que tradição e modernidade são duas
faces de uma mesma moeda, uma experiência que congrega manifestações artísticas
mascaradas de cidades do Brasil, visando o estudo que envolve a dramaturgia, o corpo e a
máscara, neste artigo, tecidos pelo Bumba-meu-boi. O conceito de dramaturgia é apropriado da obra de Jacó Guinsburg: a intenção de atuar e a assunção da máscara instauram o espaço teatral ou a teatralidade – porque o corpo do sujeito dessas ações é um corpo no espaço-tempo testemunhado. Ação ligada à (re)presentação que traz em si elementos da performance, englobando tempo, espaço, objeto e corpo

Referências

BORRALHO, Tácito. Entrevista concedida ao autor do artigo. São Luís, jul 2009.

BUENO, André Curiati de Paula. Palhaços de Cara Preta. Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-Reis - MA, PE, MG. Tese. (Doutorado em Literatura Brasileira). FFLCH/USP, 2004.

GUINSBURG, Jacob. De cena em cena. Ensaios de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LIMA, Carlos de. Apresentando o Bumba meu boi do Maranhão. In: Boletim da Comissão Maranhense de Folclore (CMF) jun 2003. www.cmf.ufma.br/x/boletim25.pdf. Acesso Jul. 2010.

Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade