O corpo e o grito silenciado em “La Casa de Bernarda Alba” de Federico García Lorca

  • Leandro de Jesus Malaquias

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma leitura dos corpos emudecidos das personagens Maria Josefa e Adela presentes na obra “La Casa de Bernarda Alba” de Federico García Lorca. Ambas, representam duas gerações distintas, a avó e a neta, que movidas pela necessidade de se libertar tentam romper com as normas estabelecidas para alcançar a felicidade, que está além dos muros da casa. Pode-se afirmar que o trabalho artístico desse poeta andaluz, traz o impulso originário da expressão do corpo sensível feminino em forma de signos que a partir da natureza, explica o que se sente. Dentro dessa perspectiva, o grito de liberdade que invade o interior dessas heroínas origina a proeminência do fogo, símbolo que queima e consome, e, que ao mesmo tempo da vida ao desejo e à paixão existentes nas tragédias lorquianas.

Referências

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Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade