Hermes como Pedras Aponta o Caminho

  • Alexandre Silva Nunes

Resumo

O presente artigo busca analisar proximidades e distâncias entre métodos
científicos e procedimentos artísticos, no que se refere ao teatro e suas fronteiras. Por um
lado, busca questionar dogmas científicos, analisando caminhos alternativos para a
construção de saberes, no campo das artes cênicas, igualmente capazes de rigor
acadêmico. Por outro lado, busca identificar as fronteiras do lócus artístico, em relação a
formas diversas de produção do conhecimento, refletindo acerca das possibilidades de
diálogo entre a poética e o sagrado, no contexto da academia. Propondo formas de pensar
por imagens, o artigo faz uso de recursos poéticos em sua construção, buscando fundir
conteúdo e forma em suas elaborações.

Referências

ALVES, Rubem. Sobre arte e universidade: variações para oboé e fagote. In: Trilhas: revista do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas: UNICAMP, 1997.

PLAZA, Julio. Arte, ciência, pesquisa: relações. In: Trilhas: revista do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas: UNICAMP, 1997.

LÓPEZ-PEDRAZA, Rafael. Hermes e seus filhos. São Paulo: Paulus, 1999.

NUNES, Alexandre. Ator, sator, satori: labor e torpor na arte de personificar. Tese de doutorado. Salvador: UFBA, 2010.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena