Cordões de metáforas: cadeias de conhecimentos sobre o corpo brincador

  • Carolina Dias Laranjeira

Resumo

O presente artigo aponta alguns caminhos de interação entre os domínios de
conhecimento tradicional e da ciência, através de reflexões geradas a partir de uma
pesquisa sobre as metáforas corporalizadas do ambiente do Cavalo Marinho, manifestação
popular encontrada na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A partir do diálogo entre teorias
das ciências cognitivas e os conhecimentos específicos sobre o corpo gerados pelos
próprios brincadores, pretende-se destacar a relação entre corpo e ambiente da brincadeira
e ainda, entre conhecimentos artísticos e corporais. A ciência definida enquanto um conjunto
de explicações que partem de um observador e de suas experiências auxilia na
compreensão de aspectos do corpo brincador.

Referências

JOHNSON, Mark L. Embodied Reason in Perspectives on Embodiment, the intersections by Nature and Culture. Gail Weiss & Honi Fern Haber (eds.). Routledge.New York, 1999.

LAKOFF, George & JOHNSON, Mark Philosophy in the Flesh.- The Embodied Mind and Its Challenge to Western Thought. Basic Books. New York, 1999.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Org. Cristina Magro e Victor Paredes. Ed. UFMG. Belo Horinzonte, 2006.

VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROCH, Eleanor. A mente corpórea - Ciência cognitiva e experiência humana. Ed. Instituto Piaget. Lisboa, 2001.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena