Noção de Jogo na Consulta Encenada

  • Daniela Aquino Camargo

Resumo

A improvisação na Consulta Encenada apresenta-se como um jogo, noção arraigada no comportamento humano, fazendo parte do desenvolvimento cognitivo e lúdico. Pensando o jogo como uma experiência estética, é possível dizer que a Consulta Encenada proporciona uma vivência lúdica, tanto para o ator como para o médico ator, com elementos do real e do ficcional. Durante o experimento, ambos, ator e médico, estão com as suas percepções, imaginações, pensamento e capacidade de improvisação em estado de alerta. O ator detém um treinamento técnico aliado à sua intuição para vivenciar esse tipo de experiência. A característica de não ter regras fixas é o que mais chama a atenção nesse tipo de jogo, o comando do jogo está ora com um, ora com outro jogador.

Referências

CAMARGO, Daniela Aquino. Tudo sobre Soraya: composição da personagem e atuação na Consulta Encenada. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) 2010. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. UFRGS.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1987. 3ª edição

_____. Máscara. Número especial de homenaje. Números 11 – 12. 1996.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis. Editora Vozes. 1999.

_____. Elogio da razão sensível. Petrópolis. Editora Vozes. 2005

STANISLAVSKI, Constantin El trabajo del actor sobre su papel. Buenos Aires: Quetzal, 1977.

_____. El trabajo del actor sobre si mismo El trabajo sobre si mismo en el proceso creador de las vivencias. Buenos Aires: Quetzal,1980.

_____. El trabajo del actor sobre si mismo El trabajo sobre si mismo en el proceso creador de la encarnacíón. Buenos Aires: Quetzal, 1983.

_____. Minha vida na arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena