GERALD THOMAS APRESENTA: A PRIMEIRA BLOGNOVELA DA HISTÓRIA “O CÃO QUE INSULTAVA MULHERES, KEPLER, THE DOG” – Notas sobre questões de gênero artístico e sexual

  • Erlon Cherque Pinto

Resumo

Gerald Thomas apresentou “O CÃO QUE INSULTAVA MULHERES, KEPLER, THE DOG” uma vez para um público em tempo real, momento em que também transmitia a obra online. O enunciado “A PRIMEIRA BLOGNOVELA DA HISTÓRIA” adquire valor de discurso ao propor o significado inauguração e delimitação de um novo gênero. Por outro lado, há também ali o silêncio eloquente na ausência de menção ao caráter teatral. Talvez o termo blognovela dialogue com o falso ou suspeito, alinhando-se com a simultânea ocorrência de resistência/transgressão de gênero artístico e sexual. A reflexão enfoca em que medida a difusão na internet, além de veículo ou meio de transmissão da obra, constitui-se em parte integrante do ato criativo. E ainda, indicar possível eixo de análise a partir da blognovela: registro ou representação?

Referências

ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 2003.

AUGÉ, Marc. Não-luares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 2005.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva. 2004.

_____. O gão da voz: entrevistas. São Paulo: Martins Fontes. 2004.

_____. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes. 2004.

BECKETT, Samuel. En attendant Godot. Paris: Minuit, [19--].

BECKETT, Samuel. Waiting for Godot. New York: Grove Press. 1979.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

_____. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1997.

BONFITTO, Matteo. O ator compositor: as ações físicas como eixo: de Stanisláviski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BORNHEIM, Gerd A. O sentido e a máscara. São Paulo: Perspectiva, 1975.

BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1999.

COSTA, Lígia Militz da. A poética de Aristóteles: mimese e versossimilhança. São Paulo: Ática, 1992.

COSTA, José da. Dramaturgia da leitura: o caso Sanchis Sinisterra. A historiografia literária e as técnicas de escrita: do manuscrito ao hipertexto. Rio de janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, p. 235-247, 2004.

COSTA, José da. Teatro brasileiro contemporâneo: um estudo da escritura cênicodramatúrgica teatral atual. Tese de doutorado. Rio de janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Instituto de Letras, 2003.

_____. Narração e representação do sujeito no teatro contemporâneo. In O Percevejo, Revista de Teatro. Rio de Janeiro: UNIRIO, DTT/PPGT, Ano 8, N. 9, 2000, pp. 3-24.

COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FERNANDES, Silvia. Memória e invenção: Gerald Thomas em cena. São Paulo: Perspectiva, 1996.

FERNANDES, Silvia e GUINSBURG, Jacó (orgs). Um encenador de si mesmo: Gerald Thomas. São Paulo: Perspectiva, 1996.

_____. Notas sobre dramaturgia contemporânea. In O Percevejo, Revista de Teatro. Rio de Janeiro: UNIRIO, DTT/PPGT, Ano 8, N. 9, 2000 pp. 25-38.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. São Paulo: Ed. 34: 1998.

Elenco: Fabiana Gugli, Pancho Capelletti, Duda Mamberti, Anna Américo, Luciana Froes, Simone Martins, Caca Manica, Luz: Caetano Vilela.

REFERÊNCIAS TEATRAIS

Império das Meias Verdades

Estréia: Rio de Janeiro - Centro Cultural Banco do Brasil, 1993.

Dramaturgia, direção e trilha sonora:Gerald Thomas

Iluminação: Gerald Thomas e Wagner Pinto

Figurino: Elenco: Caca Ribeiro, Domingos Varella, Edilson Botelho, Fernanda Torres, Ludoval Campos, Luiz Damasceno, Magali Biff, Michelle Matalon, Milena.

The fash and the crash days

Estréia: Rio de Janeiro – Centro Cultural Banco do Brasil, 1991.

Dramaturgia, direção e trilha sonora:Gerald Thomas

Iluminação: Gerald Thomas e Wagner Pinto

Figurino: Daniela Thomas

Elenco: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Luiz Damasceno e Ludoval Campos.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena