Entre Marcel Duchamp e um “teatro pós-dramático”: lugares para a experiência do sujeito na relação público e obra e objeto e sujeito

  • Giselly Brasil

Resumo

O artigo aqui apresentado tem como principal objetivo a discussão e a análise de
rupturas que provocam a revisão de arranjos dicotômicos e anunciam a criação de um
novo terreno para o evento da arte na contemporaneidade. Sujeito e objeto, antes
separados, se abrem para se constituírem mutuamente, assim como obra e público. Nesta
abertura se entrelaçam conceitos que categorizavam e delimitavam distintas posições para
aquilo que se convencionou chamar de obra de arte e público. Relações são sugeridas e
um entre-lugar ou não-lugar favorece a abordagem da arte como fenômeno estético. Neste
contexto, pressupostos de Marcel Duchamp sobre a ativação do público serão
confrontados com apontamentos sobre um teatro pós-dramático sugerido por Hans-Thies
Lehmann.

Referências

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BACHELARD, Gastón. A Poética do Espaço. São Paulo. Editora Martins Fontes. 1993.

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Seção
Territórios e Fronteiras da Cena