Jardelina da Silva: o processo psicótico de uma “artística psicótica” pode ser comparado à cena performática do século XX?

  • Alessandro Antonio da Silva

Resumo

O texto final deste resumo terá como principal objetivo, investigar, através da expressão performática exercida pela “artista” Jardelina da Silva — diagnosticada como esquizofrênica-paranóide —, similaridades presentes na sua dinâmica “artística” com a linguagem performática originada na segunda metade do século XX. A pesquisa terá como finalidade traçar uma intersecção desta dinâmica com a arte performática iniciada em meados do século passado, por meio do teatro, da moda e da mídia.
O texto também visa à pesquisa de arte, loucura, performance e mídia, a partir da análise da manifestação “espetacular” existente na personalidade “psicótica” de Jardelina. Será analisada na dinâmica exercida pela referida “artista”, mais conhecida como “Jarda”, os impulsos criativos que a loucura propiciavam ao seu cotidiano, por meio das “personagens” que desenvolvia com a criação de roupas que objetivavam a fixação de sua própria imagem através do uso da fotografia.
O estudo também fará menção à crítica da “Ideologia do Sujeito”, Jardelina se enquadra na estética recente da História da Arte, em que pacientes psiquiátricos começaram a ter o reconhecimento artístico de suas criações no cenário mundial das artes. Criações que anteriormente ficavam confinadas aos limites dos asilos. Nesse caso, a pesquisa tratará do quadro de similaridades presentes no processo de criação artístico próprio da performance, através da inclusão de recursos multimídia e moda.

Referências

ASLAN, Odete. O Ator no século XX. São Paulo: Editora Perspectiva, 1994.

BERNSTEIN, Ana. A Performance Solo e o Sujeito Autobiográfico. In: Revista Sala Preta. São Paulo: Eca USP, 2001.

CASTELLO, J. Arthur Bispo do Rosario: O Mordomo do Apocalipse. In: Inventário das Sombras. Rio de Janeiro: Record, 1999.

_____. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo. Editora Perspectiva. 1998.

DANTAS, Marta. Arthur Bispo do Rosário: A Estética do Delírio. São Paulo: Editora da Unesp, 2005.

SOUZA, Déborah de Paula. Jardelina da Silva: A Guardiã do Mundo. In: Revista Marie Claire. 2000, p.

Seção
Estudos da Performance