Artetnografia: trança entre a vivência com as heroínas de Tejucupapo e a dramaturgia de Guerreiras
Resumo
Este trabalho visa desvelar o processo de criação dramatúrgica do espetáculoGuerreiras desenvolvido, primordialmente, por meio da reconstrução de narrativas das
mulheres de Tejucupapo (Mata Norte-PE). Esta textualidade colhida durante a
residência da equipe de investigação cênica, sob direção da pesquisadora, entrou em
ressonância com as vivências das atrizes-criadoras da encenação, fomentando uma
rede de memórias pessoais e significações. O resultado dramatúrgico advindo desta
teia Artetnográfica configura-se assim, como um caleidoscópio de fragmentos
trabalhados na trança entre: histórias das mulheres de Tejucupapo, histórias de
deusas e guerreiras de todos os tempos, além de histórias pessoais das atrizes,
revelando um tríplice plano de ações: histórico, mítico e o pessoal.
Referências
BARBA, E. e SARAVESE, N. A arte secreta do ator. Campinas, Editora da Unicamp, 1995.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo, Palas Athena, 1990.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica; antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 2002.
DAWSEY, John Cowart. Clifford Geertz e o selvagem cerebral: do mandala ao círculo hermenêutico. São Paulo, Revista Cadernos de Campo, n 12, 2004.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo, Martins Fontes, 2002.
________________.Campos do imaginário. Lisboa, Instituto Piaget, 1998.
_______________Mito, símbolo e mitodologia. Lisboa, Editorial Presença,1990.
FREIRE, Maria Angélica Almeida de Miranda. Associação Heroínas de Tejucupapo. 2000, Monografia (Especialização em Associativismo e Cooperativismo), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2000.
GEERTZ, Clifford. O saber local; Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis. Editora Vozes, 1998.
________________. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC Editora, 1989.
LYRA, Luciana de F. R. P. de. Guerreiras; texto teatral e trilha sonora original. Recife, Brascolor Gráfica e Editora, 2010.
PEIXOTO, Paulo Matos. Mitologia grega. São Paulo, Editora Germape, 2003.
PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro, Editora Atlântica, 2005.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental; Transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2007.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
VAN GENNEP, Arnold. Os ritos de passagem. Petrópolis. Vozes, 1978.