Uma escrita dramatúrgica que projeta o ritmo e os espaços das cidades

  • Ana Carolina Paiva

Resumo

Na leitura e análise dos diálogos criados por Joaquim Cardozo – pontuados por convenções estabelecidas no espaço social público, como o coro de Cantadeiras e a invasão do espaço da recepção – se verifica que a ideia de espaço cênico se relaciona com o espaço circular da praça, onde a palavra, tornada voz, aglutina em si o espaço cênico, o espaço dramático e o espaço textual, e nos próprios diálogos se instalam o ritmo, a fluidez, o improviso e o movimento itinerante presente nos espaços públicos das cidades.

Referências

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Concepções Espaciais: o teatro e a Bauhaus. In: O Percevejo Revista de Teatro, Crítica e Estética (número 7, ano 7). Rio de Janeiro: Departamento de Teoria do Teatro, Programa de Pós Graduação em Teatro, Uni Rio, 1999.

_____. Arquitetura do Espetáculo: teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

NORBERG-SCHULZ, Christian. O Fenômeno do Lugar. In: NESBITT, Kate (org). Uma Nova Agenda para a Arquitetura. Antologia Teórica 1965–1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

Seção
História das Artes e do Espetáculo