Teatro de grupo e a noção de coletivo criativo

  • André Carreira

Resumo

Este texto reflete sobre a trajetória da noção de coletivo no contexto do teatro de grupo brasileiro. Descrevendo diferentes práticas organizativas de grupos contemporâneos, o artigo estabelece comparações com modelos que vigeram na cena nacional nos anos 70 e 80. O trabalho ainda confronta a construção da noção de “processo colaborativo” com a prática da “criação coletiva”, como elemento que reformula a própria noção de grupo.

Referências

ARAÚJO, Antônio C. A Gênese da Vertigem: O Processo de Criação de O Paraíso Perdido. São Paulo: 2002 (Dissertação de Mestrado - ECA - USP).

AUGÉ, Marc. Los "No lugares". Espacios del anonimato (Una antropología de la sobre modernidad). Barcelona, Gedisa. 1994.

CARREIRA, André. “Teatro de grupo: conceitos e busca de identidade”. In Anais do III Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Memória ABRACE VII)Florianópolis, 2003. p. 22

CARREIRA, André & OLIVEIRA, Valéria Maria de. Teatro de grupo: modelo de organização e geração de poéticas. In: O Teatro Transcende, Ano 12, n. 11, Blumenau, p. 95 –98, FURB, 2003.

FERNANDES, Sílvia. “O Lugar da Vertigem”. In: Trilogia Bíblica (Teatro da Vertigem). São Paulo: Publifolha, 2002. (p. 35 – 40)

CARVALHO DE FIGUEIREDO, Ricardo. A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto. UFMG/PPG Artes, Belo Horizonte. 2007.

FERNANDES, Silvia. Grupos Teatrais, anos 70. Campinas, Ed. Unicamp. 2000.

GARCIA, Silvana. Teatro da militância. Perspectiva. São Paulo. 1990.

JANIASKI VALE, Flávia. Produção e gestão no teatro de grupo

como projeto de construção de autonomia. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis, SC 2008 PPGT/UDESC.

TELLES, Narciso. “Poética e política na pedagogia teatral: a formação de

atores/atuadores do Grupo Ói nóis aqui traveiz”. In Dramateatro Revista Digital, n. 16. Caracas, 2009.

TROTTA, Rosyane. Teatro de Grupo: utopia e realidade.(no prelo). 2005.

Seção
História das Artes e do Espetáculo