O acervo fotográfico da Cia. Walter Pinto e a abordagem da iconografia teatral

  • Filomena Chiaradia

Resumo

Nossa investigação está inserida em um campo disciplinar ainda pouco explorado
pela historiografia do teatro no Brasil que é a iconografia teatral. Buscou-se aprofundar o
conhecimento teórico e metodológico oferecido por essa disciplina na construção de
narrativa historiográfica, em que o elemento imagético torna-se ponto central de reflexão e
análise. Apreender o discurso visual construído na trajetória dessas imagens por seus
agentes produtores desvela diferentes relações entre a produção teatral e a produção
fotográfica da cena.

Referências

BASCHET, Jérôme. Pourquoi élaborer de bases de données d´image? Propositions pour une iconographie sérielle. In: History and Images: towards a new iconology. Edited by Alex Bolvig and Phillip Lindley. Thurnhout, Belgium: Brepols Publishers, 2003. p.59-106.

BRILHANTE, Maria João. Cultura visual e representação imagética do ator: Luisa Todi, um caso ímpar em Portugal e na Europa. In: WERNECK, Maria Helena; BRILHANTE, Maria João (org.). Texto e Imagem: estudos de Teatro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 187-205.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: Edusc, 2004.

ERENSTEIN, Robert L. Theatre Iconography: an introducion. Theatre Research International, v. 22, n. 3, p.185-189, 1997.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografias - Usos sociais e historiográficos. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, n. 45, 2003.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991.

Seção
História das Artes e do Espetáculo