Procedimentos de um laboratório experimental: o melodrama por Almodóvar
Resumo
Esta apresentação tem o intuito de expor as investigações realizadas por meio deum laboratório experimental na pesquisa de mestrado “A contemporaneidade da interpretação melodramática: Um olhar por Almodóvar” dentro do programa de pós-graduação em artes da UFU - MG. Como recurso metodológico, optou-se pelo formato do laboratório experimental, entendendo-o como um propício espaço para a reflexão, percepções corporais e explorações práticas de possibilidades criativas ao trabalho do ator. Para isso partiu-se dos estudos do melodrama tradicional francês, segundo Jean Marie Thomasseau, tendo ele como paradigma, e a filmografia de Pedro Almodóvar, com o objetivo de encontrar reverberações do melodrama do século XVIII e os mais variados desdobramentos nas interpretações contemporâneas.
Referências
ALMODÓVAR, Pedro. Conversas com Almodóvar/ Frédéric Strauss; tradução Sandra Monteiro e João Freire. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2008.
ANDRADE, Elza. Mecanismos de comicidade, práticas narrativas, procedimentos melodramáticos: propostas metodológicas para a formação do ator. IN: Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Memória ABRACE X) Rio de Janeiro, 2006.
HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. São Paulo, Ateliê editorial, 2000.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo, Cosac Naify, 2007.
MÉJEAN, Jean-Max. Pedro Almodóvar. Buenos Aires: Robin Book, 2007.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia.Rio de Janeiro, UFRJ, 1997.
MERISIO, Paulo. O laboratório experimental como instância fundamental de pesquisa: a investigação do modo melodramático de interpretar nos circos-teatros brasileiros. IN: Anais do III Congresso de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Memória ABRACE VII)
Florianópolis, 2003.
OLIVEIRA, Ricardo Augusto Santos. A interpretação melodramática na cena contemporânea. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, 2008. Não publicado.
OROZ, Silvia. Melodrama. O cinema de lágrimas da América Latina. Rio de Janeiro: Rio Fundo Ed., 1992.
POLIMENI, Carlos. Pedro Almodóvar y El kitsch español. Madri: Campo de Ideas, 2004.
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.
______. A construção da personagem. Rio de Janeiro/RJ, Civilização Brasileira, 2002.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. Tradução e notas Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo, Editora Perspectiva, 2005.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena – melodrama, Hollywood, cinema novo, Nelson Rodrigues. São Paulo, Cosac & Naify, 2003.