Fazer para aprender a prática dos ateliês de escrita dramática em língua francesa

  • Adélia Nicolete

Resumo

Dado o interesse cada vez mais intenso no Brasil por cursos e oficinas de
dramaturgia, este artigo apresenta um levantamento de algumas experiências com os
chamados ateliês de escrita dramática em língua francesa. Com base em relatos de
condutores de ateliês tais como Daniel Lemahieu, Michel Vinaver, Eric Durnez e Jean-Pierre
Sarrazac, será feito um apanhado, ainda que mínimo, de objetivos e condutas com vistas à
pesquisa de uma pedagogia da dramaturgia.

Referências

DURNEZ, Eric. Ecritures dramatiques: pratiques d'atelier. Belgique: Lansman, 2008.

LEMAHIEU, Daniel. Faire faire la poésie dramatique. Revue d'etudes théâtrales, Louvain-la-Neuve, Belgique, n.1, p. 51- 62, 1992. “Théâtre et université”.

_____. (Org.) Ateliers d'écriture dramatique . Théâtre/Public, Gennevilliers, mai-juin 1991, nº 99, pp.22-58.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SARRAZAC, Jean Pierre. A oficina de escrita dramática. Trad. de C. dos S. Rocha. Educação e realidade. Rio Grande do Sul, v. 30, n. 2, p. 203-215, jul-dez 2005.

VINAVER, Michel. Ateliers d'écriture théatrale à paris III e VIII. Revue d'etudes théâtrales, Louvain-la-Neuve, Belgique, n.1, p. 43-50, 1992. “Théâtre et université”.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação