Imagens sobre o ser professor construídas na elaboração dramatúrgica

  • Alessandra Ancona de Faria

Resumo

A proposta de desenvolver uma escrita teatral na formação de professores se
deveu ao fato de compreender que, por intermédio de uma elaboração criativa, que
dialogasse com as reflexões do grupo, seria possível uma compreensão sobre os conflitos
vividos cotidianamente. Entendo que a reflexão estética, pode contribuir para um novo olhar sobre as dificuldades encontradas pelos professores, já que ela rompe com a ideia do
conhecimento como algo estático, imutável e previamente definido. A elaboração de
símbolos associados aos elementos de cena, como uma representação de diferentes
momentos da reflexão vivida permitiu aos professores a percepção de aspectos não
desvelados até então, e a proposição de novos ”personagens” professores, como um
possível questionamento de sua identidade.

Referências

KOUDELA, I. D. Texto e jogo: uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 1996.

SPOLIN, V. Jogos teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2008.

_____. Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação