Imagem e conhecimento: corpo/espaço/movimento

  • Ana Maria Pacheco Carneiro

Resumo

Podem as imagens atuarem como material mobilizador e provocador do imaginário
e, dessa forma, ser utilizadas como recurso metodológico deflagrador de processos
transformadores relacionados à apreensão de noções conceituais no ensino de teatro? Essa
é a questão que investiguei em meu doutorado e que aqui apresento. Realizada por meio de experimentação e análise a partir de práticas que ocorreram no interior de disciplinas do
Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (MG), a investigação teve como
objetivo principal verificar a possibilidade de utilização de imagens como material didáticopedagógico na aquisição de conhecimentos no ensino de teatro.

Referências

CARNEIRO, Ana Maria Pacheco. Espaço cênico e comicidade: a busca de uma definição para a linguagem do ator (Grupo Tá Na Rua - 1981), Rio de Janeiro, 1998. Dissertação (Mestrado em Teatro). UNIRIO. Centro de Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação, 1998.

_____. Fotografias como documentos “textuais”: pontuações sobre as encenações de Romeu e Julieta e Um Molière Imaginário (Grupo Galpão – 1992/1998). In: III Congresso Brasileiro De Pesquisa E Pós-Graduação Em Artes Cênicas, Florianópolis, 8 a 11 de outubro de 2003. Anais... Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação

em Artes Cênicas – ABRACE, 2003. Série Memória ABRACE VII. p. 19-21.

LAPLANTINE, François; Trindade, Liana. O que é imaginário? São Paulo: Brasiliense, 2003. (Coleção Primeiros Passos; 309).

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

_____. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2000.

ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

SANTANA, Arão Paranaguá de. Teatro e formação de professores. São Luís: EDUFMA, 2000.

TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e o teatro de rua. Ensino do teatro: espaços e práticas. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação