Caminhos para Inclusão: Refletindo sobre a Áudio-Descrição no Teatro para Criança Cega

  • Andreza da Nóbrega Arruda Silva

Resumo

As imagens são relevantes para a ação comunicativa teatral. Nesse grande jogo
semiótico, estão presentes o cenário, o figurino, a maquiagem, os adereços, a ação física
dos atores, elementos indispensáveis para entendimento da obra. Daí, a necessidade de
tecnologias assistivas como a áudio-descrição para espectadores cegos. Nesse contexto,
surge a questão: Como garantir que a criança cega tenha acesso às informações visuais
essenciais para a compreensão do espetáculo? Esta pesquisa tem como objetivo investigar
as contribuições da áudio-descrição para os pilares metodológicos do ensino do teatro.
Ainda em fase inicial, o presente artigo traz reflexões sobre o referencial teórico estudado e
o relato da experiência no Festival Palco Giratório-Recife à luz dessas teorias.

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Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação