Manutenção Cênica do Ator

  • Antônio Luiz de Oliveira Neto

Resumo

Essa pesquisa visa investigar possibilidades para a manutenção cênica do ator
tendo como bases principais os estudos desenvolvidos por David Magarshack e Eugênio
Kusnet – pesquisadores das teorias do estudioso Constantin Stanislávski – de maneira a
identificar parâmetros que permita ao ator alcançar ferramentas que o habilitem a trabalhar
não somente em vista da criação de uma personagem, mas tendo em mente a necessidade
de que a criação atoral seja permanentemente alimentada de forma a não ser corroída pela
repetição mecânica durante uma temporada longa ou em apresentações que ocorram em
grandes períodos temporais. Nosso enfoque levará em consideração o ponto de vista do
trabalho do ator e não a percepção dessa vitalidade pelo espectador.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Tradução: Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

AZEVEDO, Sônia Machado de. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel. Trad. Patrícia Alves. São Paulo: Hucitec, 1994.

BROOK, Peter. A Porta Aberta: Reflexões sobre a Interpretação e o Teatro. Trad. Antonio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator. Da técnica a representação. São Paulo: Editora da Unicamp, 1994.

KUSNET, Eugênio. Ator e Método. São Paulo: Hucitec, 1992.

MEICHES & FERNANDES, Mauro e Sílvia. Sobre o Trabalho do Ator. São Paulo/SP: Perspectiva, 1999.

STANISLÁVSKI, Constantin. A criação do papel. Trad.: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

__. A preparação do ator. Trad.: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

__. El Arte Escénico por Konstantin Stanislavski (Introducción). Tradução: Julieta Campos. Introdução: David Magarshack. Cidade de México, Siglo Veintiuno Editores, 1999.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas