A precisão cênica em nível psicofísico: um estudo comparativo entre Jerzy Grotowski e Peter Brook sob a ótica do binômio reprodutibilidade/ organicidade

  • Lidia Olinto

Resumo

A noção de “precisão cênica”, no sentido mais usual, coreográfico – no qual a tônica
estaria voltada para a dimensão visível e audível da ação-física –, não contempla um ponto
nevrálgico e complexo no ofício do ator: como fugir do mecanicismo no momento em que se quer repetir um desempenho durante uma temporada, mantendo sua organicidade originária? Como alcançar certas qualidades psíquicas a cada apresentação? Partindo da hipótese de que há diferenças fundamentais entre a noção de precisão em nível formal e a noção de precisão em nível psicofísico, esta pesquisa propõe um estudo comparativo entre J. Grotowski e P. Brook, com o intuito de analisar como estes concebem e utilizam, metodologicamente, a precisão e outros aspectos ligados ao binômio reprodutibilidade/organicidade.

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Seção
Territórios e Fronteiras da Cena