A precisão cênica em nível psicofísico: um estudo comparativo entre Jerzy Grotowski e Peter Brook sob a ótica do binômio reprodutibilidade/ organicidade
Resumo
A noção de “precisão cênica”, no sentido mais usual, coreográfico – no qual a tônicaestaria voltada para a dimensão visível e audível da ação-física –, não contempla um ponto
nevrálgico e complexo no ofício do ator: como fugir do mecanicismo no momento em que se quer repetir um desempenho durante uma temporada, mantendo sua organicidade originária? Como alcançar certas qualidades psíquicas a cada apresentação? Partindo da hipótese de que há diferenças fundamentais entre a noção de precisão em nível formal e a noção de precisão em nível psicofísico, esta pesquisa propõe um estudo comparativo entre J. Grotowski e P. Brook, com o intuito de analisar como estes concebem e utilizam, metodologicamente, a precisão e outros aspectos ligados ao binômio reprodutibilidade/organicidade.
Referências
APPIA, A. A obra de Arte Viva. Lisboa: Ed. Arcádia, 1919.
ARTAUD, Antonin. O Teatro e o seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_______. Linguagem e Vida. São Paulo: Perspectiva, 2006.
AULETE, Caldas. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na Era de sua reprodutibilidade técnica” in Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BONFITTO, Matteo. A Cinética do Invisível: processos de atuação no teatro de Peter Brook. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
_________. O Teatro e o Seu Espaço. Petrópolis: Ed. Vozes Limitada, 1970.
_________. The Shifting Point. Lodon: Harper&Row, 1987.
_________. Threads of Time. London: Methuen, 1998.
_________. Conversations with Peter Brook 1970-2000. London: Harper&Row, 2003.
BURNIER, Luís Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2009.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989.
DIDEROT, Denis. “Paradoxo sobre o comediante”f in Diderot obras II – Estética, Poética e Contos (organização, tradução e notas J. Guinsburg). São Paulo: Perspectiva, 2000.
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um Teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
_____; FLACHEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski (1959-1969). São Paulo: Perspectiva, 2009.
KUMIEGA, Jennifer. The Theater of Jerzy Grotowski. London: Methuen, 1985.
LOPES, Ângela Leite. “Living Theatre - trajetória de uma impossibilidade” in O Folhetim, Rio de Janeiro, n.3, 1999.
MOTTA-LIMA, Tatiana da. LesMots Pretiqués: relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski. (tese de doutoramento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005).
_____. “Conter o Incontível: apontamentos sobre os conceitos de estrutura e espontaneidade em Grotowski in Sala-Preta – Revista de Artes Cênicas da USP, n.5. São Paulo, 2005.
RICHARDS, Thomas. Working with Grotowski about the Psysical Actions. New York and London: Routledge Press, 1995.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa. The Grotowski Sourcebook. New York and London: Routledge Press, 1997.
SILVA, Armando Sérgio da. Oficina: Do Teatro ao Te-Ato. São Paulo: Perspectiva, 1981.