Cenas Transversais – análise de algumas produções de Bob Wilson na última década

  • Manoel Silvestre Friques

Resumo

No presente artigo são analisadas produções recentes do encenador norteamericano
Robert Wilson, em especial sua exposição de retratos em vídeo Voom Portraits
(São Paulo, 2009), a ópera Orfeu e Eurídice (Théâtre Musical de Paris Châtelet, 2000) e o
espetáculo Dias Felizes (Belo Horizonte, 2010), com a companhia italiana Change
Performing Arts. Procura-se observar alguns procedimentos, bem como suas combinações,
transversais às três obras (a potência cromática, a recorrência a Beckett, o minimalismo
gestual etc.) encarando-os como estratégias lançadas pelo artista para experimentar as
possibilidades da cena no teatro, na ópera e no vídeo.

Referências

GALIZIA, Luis Roberto B. C. Os processos criativos de Robert Wilson: trabalhos de arte total para o teatro americano contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Catálogo exposição Voom Portraits – Robert Wilson. Curadoria Adelina Von Furstenberg. São Paulo: Sesc Pinheiros, 11/2008-01/2009.

KANZ, Roland. WOLF, Norbert. Retratos. Alemanha: Taschen, 2008.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena