Cenas Transversais – análise de algumas produções de Bob Wilson na última década
Resumo
No presente artigo são analisadas produções recentes do encenador norteamericanoRobert Wilson, em especial sua exposição de retratos em vídeo Voom Portraits
(São Paulo, 2009), a ópera Orfeu e Eurídice (Théâtre Musical de Paris Châtelet, 2000) e o
espetáculo Dias Felizes (Belo Horizonte, 2010), com a companhia italiana Change
Performing Arts. Procura-se observar alguns procedimentos, bem como suas combinações,
transversais às três obras (a potência cromática, a recorrência a Beckett, o minimalismo
gestual etc.) encarando-os como estratégias lançadas pelo artista para experimentar as
possibilidades da cena no teatro, na ópera e no vídeo.
Referências
GALIZIA, Luis Roberto B. C. Os processos criativos de Robert Wilson: trabalhos de arte total para o teatro americano contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2004.
Catálogo exposição Voom Portraits – Robert Wilson. Curadoria Adelina Von Furstenberg. São Paulo: Sesc Pinheiros, 11/2008-01/2009.
KANZ, Roland. WOLF, Norbert. Retratos. Alemanha: Taschen, 2008.