Harmonia dos afetos na experiência com o método BPI: as relações interpessoais como meio para um aprofundamento da relação do intérprete consigo mesmo

  • Flávio Campos Braga

Resumo

O método Bailarino–Pesquisador–Intérprete (BPI) visa uma criação que legitime o
intérprete e seu corpo como eixo do processo cênico, respeitando seus movimentos e
sensações mais genuínas. Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância, para o
intérprete, da relação com o outro na vivência plena do método BPI. Pretende-se, também,
analisar a influência das relações interpessoais no processo de criação e formação do
bailarino-pesquisador-intérprete. Para tanto, conceitos da psicologia e psicanálise sobre o
desenvolvimento da identidade ligados à noção de imagem corporal são trazidos à tona
como auxiliar no entendimento do tema abordado.

Referências

CAMPOS, F.; RODRIGUES, G. Um estudo sobre as relações vivenciadas pelo intérprete no processo de criação cênica e de formação do bailarino-pesquisador-intérprete. In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal (ISBN: 9788599688120). UNICAMP. Campinas, SP. 2010.

ERSKINE, Richard G. (1997). Ser e Pertencer. Trabalho Apresentado no XVI – CONBRAT: Tema: “Ser e Pertencer”, Belo Horizonte, MG.

NAGAI, A.M. O Dojo do BPI: Lugar onde se desbrava um caminho. 2008. 123p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

RODRIGUES, G.E.F. Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2005.

RODRIGUES,G. As Ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal (ISBN: 9788599688120). UNICAMP. Campinas, SP. 2010.

RODRIGUES, G.E.F. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

RODRIGUES,G. O Que é o BPI ? O Caminho do Intérprete. In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal (ISBN: 9788599688120). UNICAMP. Campinas, SP. 2010.

RODRIGUES, G; TAVARES, M.C.G.C.F. Imagem Corporal, Narcisismo e a Dança. In: Tavares, M.C.G.C.F. (org). O dinamismo da Imagem Corporal. ISBN 978-85-7655-119-5. São Paulo: Phorte, 2007.

TAVARES, Maria Consolação G. C. F. Imagem Corporal: conceito e desenvolvimento. Barueri-SP: Manole, 2003.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações