Desdobrando a Dança Imanente: organicidade, técnica e estética na construção de uma poética cênica
Resumo
Este texto traz apontamentos referentes à continuidade das abordagens teóricas epráticas concernentes ao trabalho desenvolvido junto a Companhia Moderno de Dança.
Nesse sentido, a construção da poética da companhia é observada a partir do
encadeamento de três conceitos-chave norteadores: organicidade, técnica e estética. Essa
tríade sustenta o desenvolvimento de reflexões que partem de experimentações junto aos
bailarinos da companhia no intuito de verificar as possibilidades de investigação e pesquisa
em dança cujo processo tem como ponto de partida as imanências dos sujeitos nele
imbricados a fim de promover a ativação de estados de corpo diferenciados, tendo em vista
as implicações destes estados corporais com as resultantes de organicidade, técnica e
estética suscitadas no processo.
Referências
AZEVEDO, Sônia Machado de. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo, SP: Perspectiva, 2004.
BAIOCCHI, Maura. Butoh: dança veredas d´alma. São Paulo: Palas Athena, 1995.
BARBA, Eugenio & Nicola Savarese. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio Burnier. São Paulo, Campinas: Hucitec-Editora da Unicamp, 1995.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1994.
_______, Gilles. A imanência: uma vida. Trad.: Alberto Pucheu e Caio Meira. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/terceiramargemonline/numero11/xiii.html >. Acesso em: 14 jul. 2010.
______; GUATARRI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad.: Aurélio de Guerra
Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo, SP : Fapesp, 2006.
FOCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2008.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
IANITELLI, Leda Muhana. Técnica da dança: redimensionamentos metodológicos. In: Repertório teatro & dança, ano 7, n. 7, 2004.1, p. 30-37. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
KATZ, Helena e GREINER, Christine. A natureza cultural do corpo. In: Sílvia Soter e Roberto Pereira (orgs.). Lições da dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2002.
MAUSS, Marcel. Noção de técnica corporal. In: Sociologia e antropologia. São Paulo: EPU, 1974.
MENDES, Ana Flávia. Dança imanente: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso. São Paulo, SP: Escrituras Editora, 2010
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Trad.: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, R.J.: Vozes, 1993.
PRIMO, Rosa. A Dança Possível: as ligações do corpo numa cena. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.
SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.