Trê(s) Jeitos de um Dançar Contemporâneo

  • Maria de Lurdes Barros da Paixão

Resumo

O processo de criação oriundo do Projeto Redendê ─ desenvolvido junto ao grupo
de pesquisa Cirandar do Departamento de Artes da UFRN parte da releitura dos
personagens do romance “Lueji” do escritor angolano Pepetela. A ancestralidade africana é
o elo entre as personagens femininas da obra. A coreografia “Xirê Obirikiti”- A Dança da
Roda Ritual é a conseqüência da re-elaboração e ressignificação das ações das respectivas
personagens no contexto das danças de Iansã, Oxum e Iemanjá. As matrizes gestuais
africanas são re-elaboradas e ressignificadas no contexto da cultura brasileira, evidenciando
a dança em seus aspectos cênico - etno- dramatúrgico.

Referências

KATZ, Helena. Um, Dois, Três: a dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005

KERKHOVE, Marianne Van. Dossiê Dança e Dramaturgia. Tradução de Cássia Navas. Bruxelas: Contredanse, 1997.

PEPETELA, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. Lueji: o Nascimento dum Império. Portugal: Edições Asa, 1989.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dançaarte-educação. São Paulo, Terceira Margem, 2006.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a Morte. Petrópolis: Vozes, 1996.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4a Edição. 2a reimpressão. São Paulo: EDUSP, 2006. (Coleção Milton Santos; 1) .

SILVA, Dilma de Melo; CALAÇA, Maria Cecília Félix. Arte africana e afro-brasileira. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações