Diálogos Corpóreos: percepções sobre o corpo no processo de criação

  • Mayrla Andrade Ferreira

Resumo

Este ensaio busca refletir sobre as possibilidades expressivas do corpo cênico
fundamentadas no diálogo experimental entre o conceito de improvisação e os princípios que orientam a prática da Eutonia aplicados na Ribalta Companhia de dança, Belém/PA. Em
decorrência dos laboratórios experimentais, essa permeabilidade criativa oferece uma teia
complexa de movimentos e possíveis significados que revelam pedaços de informações da vida do artista. Articula-se a abordagem fenomenológica para análise investigativa da práxis a partir de uma perspectiva rizomática proposta por Gilles Deleuze.

Referências

DASCAL, Mirian. Eutonia: O saber do corpo – Editora SENAC. São Paulo, 2008.

DELEUZE , Gilles, Gatarri, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34. 715 pp. 1995.

LOBO, Leonora, NAVAS, Cássia. Arte da Composição; Teatro do Movimento. LGE Editora, Brasília, 2008 p.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo: Sistematização da Técnica Klauss Vianna, Summus Editorial. São Paulo, 2007.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações