Treinamento, ensaios e cena: pontes sobre o abismo

Maria Alice Possani

Resumo


Esse texto trata do trabalho do ator sobre si: território onde se mesclam
subjetividades e exercícios musculares, apreensão de técnicas e crescimento pessoal.
Buscamos um treinamento que extrapola as paredes da sala e caracteriza-se por uma
postura ética em busca de fissuras. Estado de busca e atenção constantes do ator em
sua capacidade de ser afetado pelo mundo, da percepção de atravessamentos
inesperados e da sabedoria em fazer, desses instantes, movimento criativo. Para isso
incluímos o espaço da cena como território de "treino". Acreditamos que diluir as
fronteiras entre treinamento, ensaio e apresentação, tratando-os como lugar de
geração de vivências, locais de potência e intensidades criativas, pode trazer para o
ator maior apropriação dos elementos que caracterizam o seu fazer.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBA, E. O quarto fantasma. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas /Universidade de Santa Catarina. Vol. I, n. 09 (Dez 2007) Florianópolis: UDESC/CEART.

BARBA, E. e SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Editora da Unicamp e Hucitec, 1995.

GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

--------------------. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. Textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba; curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli. Trad. Berenice Raulino. São Paulo: Perspectiva: Sesc: Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007

STANISLAVSKI, K. A preparação do ator. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1982.

-------------------------- A construção da personagem. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1983.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio