Intertextos, Sobreposições e Construções Identitárias em O Homem que Copiava

  • Maria Helena Braga
  • Vaz da Costa

Resumo

Esse trabalho tece considerações sobre o cinema e algumas teorias sobre os conceitos de intertextualidade e identidade cultural. Pretende-se demonstrar, através de discussão e análise do filme brasileiro O Homem que Copiava (Jorge Furtado, 2002), como os conceitos mencionados se relacionam entre si construindo uma visão subjetiva e coletiva sobre a constituição da identidade do sujeito no contexto da pós-modernidade. A idéia de uma constante e permanente troca e sobreposição entre textos e representações; a eterna correlação entre as construções reais e subjetivas quanto à construção do imaginário coletivo conduzido pela noção de uma “perda” ou “crise” da identidade do sujeito na contemporaneidade são as diretrizes para a discussão e análise propostas.

Referências

COSTA, M.H.B.V. Imagens e narrativas da violência: o cinema, o espetáculo e a perspectiva pós-moderna. In FREIRE-MEDEIROS, B.; COSTA, M.H.B.V. da (Orgs.) Imagens marginais. Natal: EDUFRN, 2006, p. 131-146.

DEGLI-ESPOSTI, C. (Ed.). Postmodernism in the cinema. New York: Berghahn Books, 1998.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.

LYOTARD, J. Note on the meaning of ‘Post-’. In: DOCHERTY, T. (Ed.) Postmodernism: a reader. New York: Columbia University Press, 1993.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena