(Art) iculações: Pedagogias da Performance
Resumo
Um sistema complexo, segundo o bio-filósofo francês Henri Atlan (2009)1, écomposto por certo número de indivíduos conectados uns aos outros de diferentes maneiras. Quanto maior o número de indivíduos e o número de interações, mais complexo é encontrar o aspecto de conexão entre eles. Nossa hipótese é observar as Pedagogias da Performance como um comportamento global, observar os fenômenos e descrever como eles acontecem sem necessariamente buscarmos no universo das teorias do Teatro ou da Educação uma resposta definitiva que explique os signos e significações que ocorrem. Nessa nãolinearidade, na qual causas e efeitos não são proporcionais e da Emergência, em que o
inteiro é mais do que a soma das partes, vamos compreender a Performance como uma
maneira articulada de ver a Arte e o Corpo.
Referências
BAITELLO JR, Norval A Era da Iconofagia: Ensaios de Comunicação e Cultura. Editora Hacker Editores, 2005.
BAITELLO JR, Norval & MALENA SEGURA CONTRERA & JOSE EUGENIO DE O. MENEZES Os Meios da Incomunicação. Annablume, 2005.
BARTHES, ROLAND COMO VIVER JUNTO. São Paulo: MARTINS FONTES, BEL, Jérôme ( e outros ) Corpo Sottile: Uno sguardo sulla nuova coreografia europea. Milano: Ubulibri, 2003.
BULHÕES MARTINS, Marcos Aurélio Encenação em jogo: experimento de aprendizagem e criação do teatro São Paulo:Hucitec, 2004.
CARREIRA, A. L. A. N. ( e outros ) Mediações performáticas Latino-Americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003.
CIOTTI, Naira O hibrido professor-performer: uma prática. Dissertação de mestrado Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 1999.
CIOTTI, Naira &SILVA, Chrystine Pereira da” Pertencimento: Territorializando a Pedagogia da Performance.” Disponível em :http://cneu.com.br/index.php ,em nov., 2010.
CIOTTI, Naira Territórios das Artes: caderno de exercícios I. MEC/PUC, 2008.
GOLDBERG, ROSELEE A Arte da Performance: do Futurismo ao Presente. São Paulo: Martins Editora,
COHEN, Renato Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 1989.
COHEN, Renato Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1994.
GUINSBURG, Jacó Diálogos sobre teatro. São Paulo: Edusp, 1992.
JOHNSON, Steven Emergência: a dinâmica de rede em formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 3002.
LEHMANN, Hans-Thies Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
LEHMANN, Hans-Thies Escritura política no t4exto teatral. São Paulo: Perspectiva, 2009..
SAADI, Fátima & GARCIA, Silvana Próximo ato: questões da teatralidade contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.
SCHECHNER, Richard Performance studies: an introduction. New York: Routledge, 2006.
STUCKY, Nathan & WIMMER, Cynthia Teaching Performance Studies. Illnois: Southern Illinois University,2002
TAYLOR, Diana & TOWNSEND, Sarah J. Stages of Conflict: A Critical Anthology of Latin American Theater and Performance. Editora: Michigan University, 2008.
TORRENS, Valentin (ed.) Pedagogía de la Performance: programas de cursos y talleres Diputación de Huesca: Beca Ramón Acin, 2007.
Referencias hipertextuais Informações sobre a conferência de ATLAN disponível em http://www.ufrn.br/grecom/eventos2009_ccdces.html sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
ATLAN, Henri. Entre o Cristal e a Fumaça.Ensaio sobre a organização do ser vivo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1992. Disponível em
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:PcAgRMi63gwJ:www.portalseer.ufba.br/index.p
hp/rfaced/article/download/2848/2023+henri+atlan&hl=pt-
BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESiIGZEusHmn_-ZDLa-LMr96ox0H9Bm11TrTzt-j-
CjRVyRfNhX1x8LK4p_ZzPy3LvPMXSc91rWDit98qsca2603JE_1_KQAC7TGgRuWLKJPUMzXc5hKtEqVOt
CjPbMGlfUlDZ&sig=AHIEtbTzzkTxS69sKPC2CZ631y93xtuS1w sábado, 1 de janeiro de 2011