Estratégias tecnológicas na composição coreográfica do grupo cena 11

  • Rodrigo Garcez

Resumo

O uso de elementos tecnológicos pelo grupo cena 11 é analisado sob o ponto de
vista conceitual de seu coreógrafo Alejandro Ahmed a partir de entrevistai concedida ao
autor. Para Ahmed, cada pesquisa processual em seu trabalho de dança demanda uma
estratégia específica na interface entre tecnologia e coreografia. Acreditamos que neste
diálogo entre mídias, a tecnologia cumpre o papel de intercessora de processos criativos,
criando um fluxo midiático constante no qual a dança contemporânea é a resultante final e a tecnologia apresenta-se desmistificada de todo fetiche hi-tech, crivada de elementos de
performance.

Referências

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 01, Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.

DUNDJEROVIC e RAMOS L.F. Contemporary Brazilian Theater. Toronto, Canadá: editora McGill (no prelo), 2011.

GARCEZ, R. Kinokaos - A hipermontagem como articuladora de fluxos midiáticos na cena. 2010. 190 f.Tese (Doutorado em Artes Cênicas), ECA-USP, São Paulo. 2010.

KATZ, H. e GREINER, C. Por uma teoria do corpomídia ou a questão epistemológica do corpo. Acessado no site (10/10/2010):

http://artesescenicas.uclm.es/archivos_subidos/textos/237/Christine%20Greiner%20y%20He

lena%20Katz.%20Por%20uma%20teoria%20do%20corpomidia.pdf

SPANGHERO, M. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

VASCONCELLOS, J. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não-filosofia IN Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1217-1227, Set./Dez. 2005 (acessado em novembro de 2007 pelo site www.scielo.br/pdf/es/v26n93 /27276.pdf)

VIRILIO P. O acidente é universal. IN Humboldt-Goethe Institut, Munique, Numero 87, 2003.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena