Aspectos da preparação do artista de teatro na metodologia de Jacques Lecoq

  • Cláudia Muller Sachs

Resumo

O artigo apresenta alguns aspectos da metodologia de Jacques Lecoq. Mais
conhecida pelo ensino do jogo com máscaras e da mímica, sua metodologia é bem mais
abrangente, visando a formação do artista de teatro e não só do ator. Desenvolve-se ao
longo de dois anos, sendo que o primeiro é dedicado aos princípios básicos do jogo e da
criação dramática, e o segundo à utilização destes princípios aplicados às diferentes
tradições de jogo dramático, do melodrama, commedia dell´arte, bufão, tragédia e clown. Ao longo de todo o curso, a escola é organizada em três eixos principais: a improvisação, a
análise de movimentos e o auto-cours. Estes eixos encontram-se apoiados em princípios
fundamentais que estabelecem a estrutura de todo jogo cênico: mímica, observação da
natureza e leis do movimento.

Referências

LECOQ, Jacques. Le corps poétique. Un enseigment de la créacion théâtrale. Paris: Actes Sud-Papiers/ANRT, 1997.

SACHS, Cláudia M. A metodologia de Jacques Lecoq: Estudo conceitual. Florianópolis: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do CEART/ UDESC, 2004. 5 idem,

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas