Convergências e divergências entre Appia, Dalcroze, Craig e Copeau

  • José Ronaldo Faleiro

Resumo

Este artigo tem por objetivo comparar princípios (éticos, artísticos, pedagógicos)
de quatro personalidades que contribuíram para a reforma da cena ocidental no início do
século XX: o suíço Adolphe Appia (Genebra, 1862 – Nyon, 1928), o austríaco-suíço Emile-
Jaques Dalcroze (Viena, 1865 – Genebra, 1950), o inglês Edward Gordon Craig (Stevenage,
1872 – Vence, 1966) e o francês Jacques Copeau (Paris, 1879 – Beaune, 1949), a partir das considerações deste último sobre os demais. São analisados pontos de convergência e
divergência entre os autores citados, para verificar a repercussão das propostas dos três
primeiros no fortalecimento da visão copeliana sobre o teatro e sobre a educação teatral.

Referências

APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. Tradução e notas de ensaio de Redondo Júnior. Lisboa: Arcádia, s.d.

APPIA, Adolphe. A Encenação do Drama Wagneriano. Noções Preliminares. Tradução de José Ronaldo Faleiro. In: Urdimento. Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC/CEART, 2009. vol.1, n. 12.

BABLET, Denis. Edward Gordon Craig. Paris: L´Arche, 1962.

COPEAU, Jacques. Souvenirs du Vieux-Colombier [Lembranças do Vieux-Colombier]. Paris: Les Nouvelles Éditions Latines, 1931.

COPEAU, Jacques. Registres I, Appels [Registros I, Apelos]. Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard. Paris: Gallimard, 2000.

COPEAU, Jacques. Registres VI, L´École du Vieux-Colombier [Registros VI, A Escola do Vieux-Colombier]. Textos estabelecidos apresentados e anotados por Claude Sicard. Paris: Gallimard, 2000. — Tradução de José Ronaldo Faleiro.

MAROTTI, Ferruccio. La Scena di Adolphe Appia. San Casciano: Cappelli,1966. Documenti di teatro, 34.

STREHLER, Giorgio. Per un teatro umano. A cura di Sinah Kessler [Por um Teatro Humano]. Org. de Sinah Kessler. Milano: Feltrinelli, 1974. Col. I fatti e le idee, 280.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas