O conceito de verdade na interpretação realista para o Teatro, a partir de algumas conceituações referenciais do Sistema de Interpretação de Constantin Stanislavski

  • Luciano Pires Maia

Resumo

O Sistema de Interpretação de Constantin Stanislavski (1863-1938) apresenta contradições
endógenas – na própria escritura formal – e de compreensão exógena – na recepção
indébita de conceitos – abordadas no artigo, a fim de re-significar o entendimento da
verdade na atuação realista para o Teatro. O que diferencia o conceito da verdade na
atuação teatral, sob a perspectiva do público e o da verdade em relação ao entendimento do ator? Quais as suas incompreensões mais freqüentes, tanto por utilizadores do Sistema, por atores profissionais ou por estudantes de interpretação de um modo geral? O artigo recorre ao conceito de falsidade, nos escritos sobre a construção poética de Fernando Pessoa, a fim de contrapor à verdade em Stanislavski e sua utilização em interpretações para o Teatro.

Referências

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Artigo Vila Maior. Fernando Pessoa: uma discursividade polifônica In Revista Convergência Lusíada, 12. 1985

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas