O Projeto Machadianas

  • Luiz Eduardo Frin

Resumo

O projeto Machadianas do Ágora Teatro investigou as possibilidades do teatro
narrativo na comunicação com a platéia contemporânea a partir da obra de Machado de
Assis. Neste trabalho procura-se, respaldado por trabalhos de autores como Walter
Benjamin, Luiz Alberto de Abreu, Yves Stalloni, Jean-François Lyotard, Hans-Thies
Lehmann e Jean Pierre Sarrazac, fazer uma análise preliminar de alguns resultados práticos
do projeto. Essa análise investigará a utilização da narrativa em cena na fundamentação de
um fazer teatral com características contemporâneas ligadas a uma concepção pósdramática
da encenação, que privilegia fatores como a fragmentação do sujeito e do objeto,
a utilização de tempos e de espaços simbólicos e a formalização cênica, entre outros.

Referências

ABREU, Luis Alberto. A restauração da narrativa. O Percevejo. Rio de Janeiro, 2000 (ano 8,n. 9).

ÁGORA TEATRO. Site oficial: www.agorateatro.com.br. Acesso: 02 de outubro de 2010.

______. Panfleto de divulgação das apresentações públicas do projeto Machadianas. São Paulo, 2006.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993 (5a edição).

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009 (12ª edição).

NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 2008 (2 a edição).

SARRAZAC, Jean-Pierre. O Futuro do Drama. Porto – Portugal: Campo das Letras, 2006.

STALLONI, Ives. Os Gêneros Literários. Rio de Janeiro: DIFEL, 2007.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas