Um processo de criação teatral em que o protagonista é a personagem

  • Máximo José Gómez

Resumo

Este trabalho faz uma análise da personagem partindo do lugar que ocupa nos
processos de produção cênica nas instituições educativas, tendo como objetivo revalorizar
um dos elementos fundamentais do teatro e do sentido moderno de teatralidade. As
condições culturais contemporâneas modificam a idéia e os códigos que esse conceito tinha
na antiguidade. Com o surgimento de fenômenos atuais – como os realitys shows e o
apagamento dos limites entre ficção e realidade que leva os indivíduos a construir o
espetáculo na vida – a personagem modifica suas condições. Aquela ficção encarnada no
ator e distinta dele sofre uma fragilização se ele é olhado desde uma concepção clássica.
Essa reflexão se realizara analisando um processo de criação que partiu do recurso da
máscara.

Referências

ABIRACHED, Robert. La crisis del personaje en el teatro moderno. Madrid. Editora Imprenta de la comunidad de Madrid.

FÉRAL, Josette. Acerca de la teatralidad. Buenos Aires. Editora Nueva Generación, 2003.

FINTER, Helga. El espacio subjetivo. Buenos Aires. Editora Artes del Sur, 2006.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas