Caos e criação processo de ensaios

  • Patrícia Fagundes

Resumo

Na cena contemporânea, a relação entre arte e ciência transcende o uso de
recursos tecnológicos na produção artística, articulando uma zona de intercâmbio entre
conceitos, idéias e imagens que colaboram na composição de novos mecanismos para
pensar o mundo e a própria criação teatral. Este trabalho propõe um diálogo entre alguns
princípios das denominadas teorias do caos e o processo criativo da cena, que pode ser
considerado como um sistema aberto não linear, distante do equilíbrio e muito suscetível às
condições iniciais, atravessado por turbulências e desvios.

Referências

ABUÍN, Anxo González. Escenarios del Caos. Entre la hipertextualidad y la performance en la era electrónica. Valencia: Tirant lo Blanch, 2006.

BIRRINGER, Johannes. Media & Performance. Along the Border. Baltimore and London: Johns Hopkins University Press, 1998.

BOGART, Anne. A Director Prepares. Seven Essays on Art and Theatre. London and New York: Routledge, 2001.

BROOK, Peter. (1987) Más Allá del Espacio Vacío. Barcelona: Alba Editorial, 2001.

CALABRESE, Omar. (1987) La era neobarroca. Madrid: Anagrama, 1989.

COHEN, Renato. (1998) Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CORNAGO, Óscar. Pensar la Teatralidad. Miguel Romero Esteo y las Estéticas de la Modernidad. Madrid: Fundamentos, 2003.

DAMASTES, William W. (1998) Theatre of Chaos. Beyond Absurdism, into orderly disorder. Cambridge: University Press, 2005.

DELEUZE, Gilles y GUATTARI, Félix. (1980) Mil Mesetas. Capitalismo y Esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2008.

ETCHELLS, Tim. Certain Fragments. Contemporary Performance and Forced Entertainment. London: Routledge, 1999.

HEISENBERG, Werner. La Imagen de la Naturaleza en la Física Actual. Barcelona: Seix Barral, 1957.

MANDELBROT, Benoît. (1977) La Geometría Fractal de la Naturaleza. Barcelona: Tusquet, 1997.

MATURANA, Humberto, y VARELA, Francisco. El Árbol del Conocimiento. Las bases biológicas del conocimiento humano. Madrid: Debate, 1999.

METZER, Gustav. “La Tercera Cultura” en Arte, ¿líquido? Madrid: Sequitur, 2007, pp. 49- 58.

MEYERHOLD, V.E. Teoría Teatral. Madrid: Fundamentos, 2003.

MORIN, Edgar. (1990) Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa, 2007.

PRIGOGINE, Ilya & STENGERS, Isabelle. (1984) Order Out of Chaos. Man’s new dialogue with nature. Londres: Flamingo, 1985.

SERRES, Michel. (1977) El Nacimiento de la Física en el Texto de Lucrecio. Caudales y turbulencias. Valencia: Pre-textos, 1994.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an Introduction. Second Edition. London and New York: Routledge, 2006.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas