O processo de criação em Tío Berwkzogues: traços e lógica de construção

  • Paula Fernández

Resumo

O presente artigo é parte do projeto de pesquisa “Experimentação e análise de
processos criativos em artes cênicas” realizado na Faculdade de Arte da UNCPBA. O
objetivo desse projeto é levar à cena textos não teatrais e analisar seus processos de
criação no contexto teórico proposto pela Crítica Genética. Este trabalho propõe uma
análise do processo de criação de Tío Berwkzogues, texto literário do autor Osvaldo
Lamborghini que foi dirigido por mim no final de 2009. O objetivo é revisar alguns dos
núcleos de sentido que foram se configurando durante o processo de criação – como a
utilização do som e a construção do masculino – com o propósito de inferir a lógica total do
espetáculo.

Referências

ADORNO, THEODOR. Teoría Estética, Akal, Madrid, 2004.

BAJTÍN, MIJAIL. Problemas de la poética de Dostoievski, Centro de Cultura Económica de Argentina, Buenos Aires, 1993.

BARBA, E. y SAVARESE, N. El arte secreto del actor, Diccionario de Antropología Teatral, Escenología A. C., México, 1990.

LAMBORGHINI, OSVALDO. Novelas y cuentos I. Sudamericana, Buenos Aires, 2003.

SALLES, C.“Gesto Inacabado, Processo de Criacão Artística”, FAPESP, Annablume, 2ºedición, Sâo Paulo, 2004.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas