Montagem Galileu Galilei: a partir da obra Vida de Galileu de Bertolt Brecht

  • Yaska Antunes

Resumo

Este artigo fala do processo, das tentativas e erros experimentados pelos atorespesquisadores no projeto que deu origem ao espetáculo “Galileu Galilei” a partir de “Vida de Galileu”, peça clássica de Bertolt Brecht. O relato expõe o duplo desafio enfrentado pelo grupo ao se confrontar tanto com a complexidade do texto quanto com a dificuldade de apropriação da técnica do teatro épico-dialético: o Verfremdungseffekt e o Gestus. A
tentativa de se aprofundar na compreensão destes dois princípios foi fundamental para
conseguir perceber Galileu como um homem concreto, noção alinhada com a concepção
marxista segundo a qual – nos diz Rosenfeld - “o ser humano deve ser concebido como o
conjunto de todas as relações sociais” (2008, p.147).

Referências

BURNIER, L.O. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Ed. Da Unicamp, 2001.

CARVALHO, Sérgio de (Org). Introdução ao teatro dialético. São Paulo: Ed. Expressão Popular, 2009.

______. Entrevistado por Rose Silveira, Jornal Diário do Pará, Caderno D,17 de junho de 2004.

PIACENTINI, N. “Sobre a atitude realista”, depoimento registrado por Lia Urbini em julho de 2008 in Introdução ao teatro dialético. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

Outras fontes

ANTUNES, Y. Programa da peça Galileu Galilei. Uberlândia, MG, 2010.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas