O ensino da voz no Rio de Janeiro: vestígios do passado no presente

  • Clarisse Mendes Lopes

Resumo

As transformações nos modos de atuação ocorridas a partir do século XX apontam para a importância de se refletir sobre os conteúdos trabalhados no ensino da voz falada, assim como para os procedimentos metodológicos do professor de voz. A pesquisa investiga o ensino da voz falada na formação do ator a partir da análise das disciplinas de voz da Escola Martins Pena e da Escola de Teatro da UNIRIO, no passado e na atualidade. Interessa analisar os aspectos que sobrevivem nas práticas pedagógicas atuais e o significado dessa permanência residual para a formação do ator, a fim de melhor se compreender o contexto que situa as práticas adotadas no ensino da voz na formação do ator.

Referências

Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Língua Falada no Teatro. Rio de Janeiro: Ministério da Educação, 1958.

ANDRADE, Elza de. Escola Dramática Municipal: a primeira escola de teatro do Brasil (1908-1881). Rio de Janeiro, 1996. Dissertação (Mestrado em Teatro). UNIRIO: Centro de Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 1996.

BEUTTENMÜLLER, G. e LAPORT, N. Expressão Vocal e Expressão Corporal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1989.

BEUTTENMÜLLER, Maria da Glória. Método Espaço Direcional. Dicção e impostação da voz. Plano de disciplina. Rio de Janeiro, 1971e 1972.

_____. O que É Ser Fonoaudióloga: memórias profissionais de Glorinha Beuttenmüller, em depoimento a Alexandre Raposo. Rio de Janeiro: Record, 2003.

CASTANHEIRA, Jana Eiras. Do Curso Prático ao Conservatório: origens da escola de teatro da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2003. Dissertação (Mestrado em Teatro). UNIRIO: Centro de Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2003.

Projeto Político-pedagógico da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena. Rio de Janeiro, 2008.

LOPES, Clarisse Mendes. O ensino da voz na formação do ator. Rio de Janeiro, 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

Revista O Theatro. Rio de Janeiro, de junho a dezembro de 1911.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação