Procedimentos com os modelos de ação: a leitura dramática de A peça didática de Baden Baden sobre o acordo

  • Francimara Nogueira Teixeira

Resumo

O jogo com as peças didáticas pressupõe o entendimento da problemática social
por parte de quem propõe a atividade (Koudela, 1991). Dessa forma, como parte da minha
pesquisa prática, venho elaborando exercícios e testando procedimentos com o grupo
Teatro Máquina (Fortaleza-CE), visando encontrar estratégias de apropriação para essas
peças. Uma delas, a que descrevo e analiso aqui, é a leitura dramática. Para isso uma
revisão bibliográfica do projeto teórico das peças didáticas brechtianas tem sido feita,
articulada com a reflexão de seus principais comentadores (Benjamin, Barthes, Bornheim,
Wekhwerth) e atualizada com a discussão sobre as tensões forma-conteúdo na cena
contemporânea (Lehmann, Wirth, Koudela). O texto-modelo utilizado foi A peça didática de
Baden Baden sobre o acordo.

Referências

BARTHES, R. Escritos sobre teatro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BENJAMIN, W. Tentativas sobre Brecht. Madrid: Taurus, 1987.

_____. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. São Paulo: Iluminuras, 1993.

_____. Magia e técnica, arte e política. 6ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

Brecht. ADE Teatro Revista de la Asociacion De Directores De Escena De Espana N°70-71 Octubre, 1998.

BRECHT, B. Atitude do diretor (dentro do método indutivo). Revista Vintém: Companhia do Latão. São Paulo, n°6, p. 31-32, 1º semestre de 2007.

_____. Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Pais Brandão, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

_____. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

_____. Schriften zum Theater. Gesammelte Werke (15 bis 17). Frankfurt a.M.: SuhrkampVerlag, 1967.

BORNHEIM, G. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal Editora, 1992.

GAGNEBIN, J. M. Prefácio. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 6ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

D’ANGELO, Martha (orgs.). Walter Benjamin: arte e experiência. Rio de Janeiro: Nau; Niterói, RJ: EdUFF, 2009.

GUINSBURG, J; FERNANDES, S (orgs.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008.

KOUDELA, I.D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.

_____. Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva, 1992.

_____. Brecht na pós-modernidade. São Paulo, Editora Perspectiva: 2001.

_____. (org.) Heiner Müller. O Espanto no Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003.

_____. Prefácio. In: LEHMANN, H-T. A escritura política do texto teatral. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LEHMANN, H-T. A escritura política do texto teatral. São Paulo: Perspectiva, 2009.

_____. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac&Naify, 2007.

OLIVEIRA, L. S. de; D’ANGELO, Martha (orgs.). Walter Benjamin: arte e experiência. Rio de Janeiro: Nau; Niterói, RJ: EdUFF, 2009.

PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

RAMOS, L. F. Pós-dramático ou a poética da cena. In: GUINSBURG, J; FERNANDES, S. (orgs.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008.

TDR: The Drama Review 43.4, Winter, 1999.

TEIXEIRA, F.N. Prazer e crítica: o conceito de diversão no teatro de Bertolt Brecht. São Paulo: Annablume, 2003.

WEKWERTH, M. Diálogo sobre a encenação. São Paulo: Hucitec, 1997.

WIRTH, A. The Lehrstück as performance. TDR: The Drama Review 43.4, Winter 1999.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação