A pedagogia do teatro no cruzamento de fronteiras

  • Guaraci da Silva Lopes Martins

Resumo

O presente texto é um recorte da pesquisa de doutorado realizada no PPGAC-UFBA,
que teve como objeto identificar estratégias pedagógicas no teatro para o desenvolvimento da discussão sobre a problemática relativa ao gênero e à sexualidade. Para tanto, utilizei-me da pesquisa participante com abordagem qualitativa, fundamentada em teorias específicas. A amostra vem da participação de alunos do curso de Licenciatura em Teatro da FAP, por meio do estágio supervisionado, e também de docentes atuantes na rede estadual e municipal da educação de Curitiba e Região Metropolitana. Compreendido como área de conhecimento, o teatro pode contribuir no processo de inclusão de sujeitos, com vistas a uma sociedade mais democrática.

Referências

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LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

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Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação