O Artista-pesquisador-pedagogo

  • José Batista Dal Farra Martins

Resumo

No ano de 2010, o Departamento de Artes Cênicas iniciou a implementação de
uma Reformulação Curricular, a fim de equalizar a duração do Ciclo Básico, para todas as
habilitações dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, desenvolver bases práticas e
teóricas, segundo os eixos de pedagogia e pesquisa, e fundamentar a escolha das
habilitações do Bacharelado. Gestada em cerca de cinco anos de debates entre professores
e alunos, tal reformulação se apoia no trinômio artista-pesquisador-pedagogo, como perfil do aluno. Este artigo descreve e analisa a proposição, com foco no artista como pesquisador e pedagogo.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa: Notas sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002, p. 20-28.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação