Festas da Memória: O Teatro Comunitário na Argentina como Ação Cultural Territorial

  • Juliano Borba

Resumo

Esta comunicação apresenta resultados de uma investigação de doutorado sobre
o teatro comunitário argentino. Na Argentina, em 1983, o teatro comunitário surge como
uma forma de celebrar o fim da ditadura militar. O objetivo inicial era ocupar os espaços
públicos da comunidade e rearticular os laços sociais que tinham se rompido com a
ditadura. O grupo seminal, Catalinas Sur, localizado no bairro La Boca, em Buenos Aires,
articula sua proposta teatral a partir de dois princípios: festa e memória. A festa transforma a prática teatral em um evento participativo e social. A memória articula o foco temático,
valorizando os elementos do passado que o grupo quer resgatar, bem como os momentos
do presente que o grupo quer problematizar.

Referências

BARON, Dan. Alfabetização Cultural: A luta íntima por uma nova humanidade. São Paulo: Alfarrábio, 2004.

BIDEGAIN, Marcela, Teatro Comunitario: resistencia y transformación social, 2007.

CAILLOIS, Roger. Los Juegos y Los Hombres: la máscara y el vértigo. México: Fondo de Cultura Económica, 1986.

COX, Harvey. A Festa dos Foliões. Petrópolis, Vozes, 1974.

GARCÍA CANCLINI, Néstor, Ideología, Cultura y Poder. Buenos Aires, Oficina de Publicaciones FFyL – UBA, 1995.

DUVIGNAUD, Jean, (1973) Festas e civilizações. (Trad. e Nota introdutória: L.F. Raposo Fontenelle.Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1983.

HARDY, Barbara, Tellers and Listeners: the narrative imagination. Londres, Athlone Press, Universidade de Londres, 1975.

HUIZINGA, Johan, (1938) Homo Ludens: O Jogo Como Elemento da Cultura. 5ª. Ed., Trad. João Paulo Monteiro, São Paulo: Perspectiva, 2001.

NOVITZ, David. “Art, Narrative, and Human Nature”, In: Hinchman, L.P. and Hinchman, S.K. (Ed.) Memory, Identity, and Community, Albany, SUNNY, 1997.

NOGUEIRA, Marcia Pompeo, Poetically Correct Theatre for Development. Tesis de doctorado, Exeter, University of Exeter, 2002.

ROSEN, Harold, Stories and Meaning. Sheffield, NATE, 1975.

WILLIAMS, Raymond, Cultura y Sociedad, Buenos Aires, Nueva Visión, 2001.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação