O diretor teatral e a figura antropológica do chefe tribal: um olhar sobre a organização colaborativa da Cia. Antropofágica

  • Mei Hua Soares

Resumo

Partindo de observações de processos de criação e da organização
compartilhada dos núcleos da Cia. Antropofágica, o presente estudo visa a levantar
hipóteses sobre o lugar e o papel do diretor teatral dentro da estrutura do teatro
colaborativo. Para tanto, são utilizados conceitos e análises sobre as tribos indígenas
ameríndias elaborados pelo antropólogo francês Pierre Clastres em sua obra A sociedade
contra o Estado.

Referências

ABREU, L. A. “Processo colaborativo: relato e reflexões sobre uma experiência de criação”. In: Cadernos da ELT, Ano I, Número 0, Santo André, Março de 2003.

ANTROPOFÁGICA. Liberdade em Pi(y)ndorama – Brasil Império. Projeto enviado ao Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, 16ª edição, 2010.

ARAÚJO. Antonio. “O processo colaborativo no Teatro da Vertigem”. In: Revista Sala Preta, nº 6. (artigo eletrônico retirado do site www.eca.usp.br/salapreta/ ).

BUENAVENTURA, E.; VIDAL, J. “Notas para um método de criação coletiva”, artigo publicado na Revista Camarim, da Cooperativa Paulista de Teatro, nº. 37, 1º semestre de 2006 (Tradução de Eduardo Fava Rubio).

CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

COSTA, Iná Camargo e CARVALHO, Dorberto. As lutas dos grupos teatrais de São Paulo por políticas públicas para a cultura: os cinco primeiros anos de lei de fomento ao teatro. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2008.

GARCIA, S. Teoria Y Prática del Teatro, 3ª ed. Stafé de Bogotá: Ediciones Taetro La Candelaria, 1994.

NÉSPOLI, B. “Paulo Arantes: um pensador na cena paulistana”, entrevista publicada no Caderno 2, O Estado de São Paulo, Julho de 2007.

RÉMER, B. Fragments d’un Discours Théatrâl: entre singulier et pluriel, de líndividualité créatice à l’ouevre collective. Paris: L´Harmattan, 2002.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação