AÇÕES EM ENSINO DO TEATRO: Composição, Criação e [Trans]Formação

  • Narciso Telles

Resumo

Este texto apresenta uma primeira análise do processo de criação do espetáculo
‘Canoeiros da Alma’ pelo Coletivo Teatro da Margem e vinculado ao projeto de pesquisa
“Aprender a aprender: os viewpoints como procedimentos de criação e jogo”. A criação do
espetáculo partiu: a) do roteiro dramatúrgico de Luiz Carlos Leite e de uma imersão
‘antropológica do sensível’ realizada nos Municípios de Araçuaí e Itinga, na região do Vale
do Jequitinhonha; b) de exercícios de improvisação com os viewpoints e as composições em sala de trabalho; c) organização do material e estruturação da encenação. A pesquisa tem a experiência como atitude metodológica e a etnografia e auto-etnografia como práticas de escrita.

Referências

BOGART, Anne & LANDAU, Tina. The viewpoints book. New York: Theatre Communications Group, 2005.

BONDIA, Jorge Larrosa. “Notas sobre experiência e o saber de experiência”. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19. São Paulo, p. 20 – 28, jan/fev/mar/abr, 2002.

LANDAU, Tina. “Source-work, the viewpoints and composition: what arte they?” In: DIXON, M. Smith & JOEL, A. Smith (org). Anne Bogart: viewpoints. New York: Methuen Drama, 1996. p. 13 – 30.

LEITE, Luiz Carlos & YOSHI, Nádia. “Processo de criação do espetáculo Canoeiros da Alma”. In: Cavalo Louco. Porto Alegre: Terreira da Tribo Oi Nóis Aqui Traveiz, n 08, jul. 2010, p. 12-14.

SALLES, Cecília de Almeida. Gesto Inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: Annablume/FAPESP, 1998.

TELLES, Narciso & FLORENTINO, Adilson. Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação